Guia metodológico para monitoramento do carbono em plantios mistos de recuperação da cobertura florestal na Amazônia

Este guia metodológico é muito mais do que um mero documento: ele é uma homenagem a uma década de profundo aprendizado, superação de desafios e celebração de conquistas notáveis no âmbito da restauração ecológica e do fortalecimento da Agricultura Familiar na região amazônica.

Ler mais

Transfronteiras linguísticas e literárias: caminhos e práticas nas amazônias

O que se busca analisar neste artigo é o interdiscurso, a memória discursiva e os efeitos de sentidos com base na teoria da Análise do Discurso da linha francesa, partindo de discursos produzidos pelos agricultores familiares cadastrados no projeto. O intuito é compreender quais são os efeitos de sentido produzidos pelos produtores rurais em relação ao meio ambiente e seu entorno

Ler mais

Terra & Mata

Livro é dedicado a cada uma das pessoas envolvidas direta ou indiretamente nas ações desta etapa do projeto Viveiro Cidadão. Pessoas que acreditam, compartilham seus ideais, realizam e conquistam conosco os resultados alcançados e superação de todas as metas previstas.

Leia mais

Viveiro Cidadão: transformando realidades

Apoio à implantação de sistemas produtivos, bem como o fornecimento de mudas de interesse comercial, como as frutíferas, tem sido a base de nossos planos de recuperação, mesclando é claro espécies importantes na composição dos ecossistemas.

Ler mais

Usar, conservar e reflorestar
O que fazer com a reserva na propriedade?

A exigência de conservar uma parte de mata nativa, a reserva legal, em propriedades rurais no Brasil, existe há muito tempo. Muitos possuidores de áreas rurais conservaram estas áreas, uns derrubaram para plantar lavouras e/ou formar pastos e alguns procuram recuperar a vegetação para regularizar suas propriedades.

Ler mais

Manual de Recuperação de Áreas Degradadas da Zona da Mata Rondoniense

Esta publicação tem como objetivo sistematizar e divulgar o conhecimento de colaboradores e pesquisadores da Ação Ecológica Guaporé - Ecoporé, junto ao processo de recuperação florestal de áreas degradadas, especialmente as de preservação permanentes – APPs, para contribuir no planejamento de outros programas de restauração de ecossistemas no contexto regional e amazônico.

Ler mais

Floresta, água e clima
Boas práticas nos biomas brasileiros

Projetos com foco em restauração florestal, extrativismo, geração de renda, sistemas agroflorestais e adequação ambiental, envolvendo diferentes públicos como agricultores familiares, pequeno produtores, povos indígenas, populações tradicionais, professores e estudantes, descreveram a realidade que enfrentam e relatam suas experiências mais exitosas com o propósito de divulgar o impacto gerado na vida e no ambiente de seus protagonistas. 

Ler mais

Cartilha Uso Múltiplo de espécies florestais e frutífera utilizadas no Viveiro Cidadão

O objetivo desta cartilha é ilustrar os diversos usos de espécies florestais e frutíferas utilizadas na recomposição de Áreas de Preservação Permanentes – APP, Reservas Legais – RL e/ou utilizadas na agricultura. O conteúdo apresentado é resultado de pesquisas realizadas por pesquisadores parceiros do projeto que contribuem na sistematização das informações bem como a experiência e conhecimento de nossa equipe técnica.

Leia mais